Se você é fã de carros, com certeza já se surpreendeu com algumas novidades do mercado automotivo ao longo dos anos. Mas, será que você já imaginou um carro capaz de voar? Pois saiba que ele existe! Apresentamos o Chaparral 2J, um veículo que deixou todos boquiabertos em sua época.
O Chaparral 2J foi um dos carros mais revolucionários da história do automobilismo. Ele foi projetado por Jim Hall, um engenheiro e piloto americano que tinha uma paixão por inovação e experimentação. O Chaparral 2J competiu na temporada de 1970 da Can-Am, uma categoria de protótipos que permitia grande liberdade técnica aos construtores.
Inovação nos anos 70: o carro que voava
Criado nos anos 70 pela Chaparral Cars, o Chaparral 2J foi um projeto revolucionário para sua época. O que tornava o Chaparral 2J tão especial era o seu sistema de ventilação traseira, que criava um efeito de sucção no assoalho do carro, aumentando a aderência nas curvas.
O carro tinha duas grandes ventoinhas movidas por um motor auxiliar de dois cilindros, que extraíam o ar de baixo da carroceria, reduzindo a pressão e gerando um efeito solo. O carro também tinha saias laterais que vedavam o espaço entre o assoalho e o solo, impedindo a entrada de ar externo.
O Chaparral 2J era capaz de gerar uma força aerodinâmica muito maior do que os seus concorrentes, sem precisar de asas ou spoilers. Isso lhe dava uma vantagem nas curvas, mas também um problema nas retas, pois o carro tinha uma grande resistência ao ar por causa das ventoinhas. Para contornar isso, o carro tinha um botão que permitia ao piloto desligar as ventoinhas nas retas, reduzindo o arrasto e aumentando a velocidade.
A história do carro que deixou todos boquiabertos
O Chaparral 2J estreou na terceira corrida da temporada de 1970 da Can-Am, em Watkins Glen. O carro chamou a atenção de todos pelo seu visual incomum e pelo seu desempenho impressionante. O piloto Jackie Stewart chegou a dizer que o carro era “assustadoramente rápido”.
O carro largou na pole position, mas teve problemas mecânicos e abandonou a prova. Nas corridas seguintes, o carro mostrou um grande potencial, mas também uma grande fragilidade. O carro conseguiu dois segundos lugares, em Road America e em Riverside, mas também sofreu com quebras e acidentes.
O Chaparral 2J foi banido da Can-Am no final da temporada de 1970, após protestos das outras equipes, que alegavam que o carro era ilegal e perigoso. A Can-Am mudou as regras para proibir o uso de dispositivos móveis de aerodinâmica, como as ventoinhas e as saias. O Chaparral 2J nunca mais correu, mas entrou para a história como um dos carros mais inovadores e radicais de todos os tempos.
Depois de conhecer um pouco sobre a história do Chaparral 2J, é fácil se surpreender com a sua capacidade inovadora. Mesmo que ele não tenha tido o sucesso esperado em suas corridas, seu legado como um dos carros mais revolucionários de sua época é inegável. E quem sabe, talvez um dia ainda possamos ver um carro voador por aí!