Imagine pegar um Protótipo vencedor do Le Mans e não se importar com as regras. Foi exatamente isso que a Porsche fez em 2018, quando estabeleceu o objetivo de fazer o carro mais rápido já conduzido. Mas como o 919 se tornou mais rápido que os carros de Fórmula 1 mais recentes? Quais regras a Porsche precisou ignorar para transformar um carro LMP1 na máquina mais rápida de todos os tempos para dar uma volta em Nürburgring? Neste vídeo, vamos descobrir tudo isso e muito mais.
O Porsche 919 dominou a categoria LMP1 no campeonato mundial de Endurance, vencendo 17 das 33 corridas em que participou e vencendo 3 campeonatos consecutivos de 2015 a 2017. Era um carro verdadeiramente inovador, com um motor V4 surpreendentemente eficiente e um dos sistemas híbridos mais avançados de todos os tempos. Depois de vencer Le Mans 3 vezes, chegou a hora de a Porsche aposentar o 919 e com isso sua campanha na LMP1. Mas eles queriam dar uma despedida merecida. E assim, nasceu o 919 Evo.
A Porsche triturou as regras e deu liberdade total à equipe de engenharia para construir o carro mais rápido possível. E o resultado foi incrível: o 919 Evo detonou o antigo recorde de Nürburgring, que durou mais de 35 anos e também pertencia à Porsche. O lendário 956C foi vencido pelo 919 Evo por mais de 1 minuto, com o tempo de 5 minutos e 19 segundos.
Mas como a Porsche conseguiu esse desempenho extra? A primeira coisa que fizeram foi remover o restritor de fluxo de combustível obrigatório. O que, sem alterar mais nada na unidade de potência, permitiu que o motor de combustão V4 de 2 litros produzisse 220 cv de potência extras, levando à força do motor sozinho de 500 para 720 cv de freio. Eles também foram capazes de amplificar o Motor elétrico, o MGU-K, de 400 para 440 cv. Isso significa que o trem de força do 919 Evo produz 1.160 cv no total.
O sistema híbrido do 919 é semelhante ao de um carro de Fórmula 1, com o MGU-K que recarrega a bateria na frenagem e libera a energia na aceleração. Além de regenerar a energia dos gases de escape no turbo com seu MGU-H. No entanto, o 919 implanta essa potência extra nas rodas dianteiras, tornando-o 4×4 em vez de 4×2, como os carros de Fórmula 1 usam.
A Porsche conseguiu transformar o pacote aerodinâmico padrão, adicionando um sistema aerodinâmico ativo que usa a hidráulica para alterar o ângulo de ataque do difusor dianteiro revisado e da asa traseira durante toda a volta, permitindo que o carro aumentasse dinamicamente a força descendente para as cur
vas e reduzisse o arrasto em retas. Eles também aumentaram o Downforce geral do carro em cerca de 53%, o que significa que o carro pode ser conduzido em curvas muito mais rapidamente do que o carro LMP1 padrão. Além disso, eles reduziram o peso do carro em 39 kg, chegando a um peso total de apenas 849 kg.
O resultado final foi um carro que poderia acelerar de 0 a 200 km/h em apenas 6,6 segundos e atingir uma velocidade máxima de 369 km/h. Para comparação, um carro de Fórmula 1 atinge uma velocidade máxima de cerca de 330 km/h e leva cerca de 8 segundos para acelerar de 0 a 200 km/h.
Embora o 919 Evo nunca tenha sido usado em corridas oficiais, ele foi uma maneira impressionante para a Porsche mostrar do que era capaz. Com uma abordagem sem limites para a engenharia e a coragem de desafiar as regras, eles criaram um carro que sempre será lembrado como uma obra-prima do design e da tecnologia.